7 curiosidades sobre gatos que você não sabia
- fonte: Areia higienica
- 17 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

É de conhecimento geral que gatos gostam de ser tratados como reis. E toda majestade quer que seus súditos o conheçam perfeitamente, sabendo de antemão o que eles querem. Só que os felinos não são tão óbvios quanto imaginam e cabe a você decifrar as mensagens subliminares em cada miado e ronronado.
A partir de agora você não terá mais com o que se preocupar! Separamos 7 curiosidades sobre gatos que farão de você uma especialista na arte de entender os felinos!
1. Indicam quando acaba a brincadeira
O seu gato provavelmente deve curtir momentos de interações, só que a folia tem limite — pelo menos para ele. Portanto, quando ele curvar as costas e levantar o rabo, guarde o brinquedo e a animação para outra hora, é hora de encerrar a brincadeira.
2. Ronronam, mas nem sempre significa felicidade
Não é porque seu felino produziu esse som quando queria carinho que todas as vezes será por esse motivo. Em alguns momentos, o ronronado pode ser um sinal de fome, preocupação e até mesmo ansiedade — esse último é mais raro, mas possível.
3. Levam animais mortos para casa
Por mais domesticado que seja, lá no fundo o seu gato acredita que tem que comer a presa depois de abatida e por isso continua levando animal morto para casa. Mas isso é força do hábito: com o paladar acostumado com outros alimentos, as presas acabam sendo esquecidas pelo gato.
4. Gostam de cafuné na cabeça
Receber um pedido de carinho do gato já é um fato para ser comemorado, mas se for na cabeça é melhor ainda. Nos códigos felinos, esse é um local onde só se aproximam aqueles que eles consideram seus amigos.
5. Enxergam bem no escuro
Sabia que o seu gato pode enxergar no escuro? Não no breu total, mas quando há uma iluminação fraca demais para nossos olhos. Isso acontece porque a estrutura refletora que ele tem nos olhos o incentiva a enxergar melhor do que na luz do dia, ajudando nos passeios e caças noturnas.
6. Contato visual moderado
É difícil não ficar hipnotizado pelos belos olhos felinos. Só que gatos podem entender essa fixação como um convite para a briga, assim como fazem com um oponente. Por isso, seja cuidadosa e não prolongue demais o contato visual seu gato.
7. Transmitem sinais pelo bigode
São muitas as curiosidades sobre gatos. Assim como a cauda demonstra a maneira como eles se sentem em determinada situação, os bigodes também dão sinais específicos. Fique atenta: o felino estará assustado quando seu bigode estiver puxado para trás; animado, se ele apontar para frente; e tranquilo, caso o bigode esteja indicando as laterais.
É impressionante como o mundo dos gatos é cheio de nuances e peculiaridades. Saber um pouco mais sobre o universo felino proporciona uma conexão ainda maior com esses companheiros que tanto amamos.
Comments