Cruzeiro faz valer escolha e abre caminho para ratificar tradição da "era Mano"
- fonte: globo.com
- 9 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Em uma semana, o Cruzeiro foi recompensado da escolha que fez para o mês de agosto: priorizar as disputas de mata-mata (Libertadores e Copa do Brasil) e deixar, pelo menos por enquanto, o Brasileiro em segundo plano. Jogando fora, venceu Santos e Flamengo e ficou mais próximo de se manter vivo nas duas competições copas. Com a vantagem na disputa, o time precisa só ratificar, agora, o que se tornou tradição na era Mano Menezes: não ser eliminado quando decide no Mineirão.
+ Estratégia de Mano comprova renascimento do Cruzeiro em mata-mata
Nas duas passagens que o treinador teve na Toca da Raposa, o Cruzeiro se deu bem toda vez que precisou decidir em casa uma disputa de mata-mata. Foi assim em 2016, quando decidiu as quartas de final no Mineirão, diante do Corinthians. Após perder por 2 a 1 na ida, o time fez 4 a 2 no Mineirão e se classificou.
No ano passado, nas semifinais, também chegou à decisão ao empatar por 1 a 1, no Independência, e vencer por 2 a no Mineirão. Na Copa do Brasil, decidiu duelos contra São Francisco (goleada por 6 a 0), Murici (3 a 0). Contra o São Paulo, nas oitavas, venceu por 2 a 0 no Morumbi, perdeu por 2 a 1 no Mineirão, mas passou pelo número de gols marcados.
+ Trio decisivo, maturidade, foco: a sintonia do Cruzeiro para dominar o Fla
O time também decidiu contra o Palmeiras nas quartas. Após empate por 3 a 3, fora, o time conseguiu empate no fim do jogo e passou. Nas semifinais, perdeu para o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre, mas devolveu o mesmo placar no Mineirão e passou nos pênaltis. Na decisão, empate por 1 a 1 com o Flamengo no Maracanã, sem gols no Mineirão, e vitória nos pênaltis, novamente.
Mano Menezes, do Cruzeiro (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Nesta temporada, pelo Campeonato Mineiro, o time decidiu todas as fases no Mineirão, antes de ser campeão: venceu o Patrocinense por 2 a 0 nas quartas de final, o Tupi por 2 a 1 nas semifinais e por 2 a 0 o Atlético-MG na decisão, após derrota por 3 a 1 no primeiro jogo. Na Copa do Brasil, após vencer por 2 a 1 fora de casa, empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR e passou às quartas de final.
Tamanho da vantagem
Na próxima quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro joga por um empate para chegar às semifinais da Copa do Brasil, após vencer o Santos por 1 a 0, no jogo da ida, na Vila Belmiro. Já na Libertadores, pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, passará de fase. O segundo jogo será no dia 29.
Antes de voltar a pensar nos jogos de mata-mata, o Cruzeiro voltará a disputar o Campeonato Brasileiro. No domingo, às 16h (de Brasília), novamente o Flamengo pela frente. A Raposa tem 25 pontos e está em oitavo lugar.
留言