top of page

Pisa, um ilustre desconhecido dentro das escolas

  • Foto do escritor: ufteam
    ufteam
  • 21 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

O Pisa é realizado a cada três anos desde o ano 2000, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

 

Em uma sala de 2.º ano do fundamental, decorada com um alfabeto colorido, jovens de 15 anos se esforçam para representar bem o Brasil. Antes de começar, coincidentemente, cantaram o Hino Nacional no pátio da escola - um procedimento de toda quarta-feira. Ninguém usa lápis e papel. Nos notebooks, há questões de Português, Matemática e Ciência.

Crianças pequenas passam pelo corredor e o som alto de vozes e risadas invade a classe. Uma delas até tenta abrir a porta e é repreendida pela professora. Três horas depois, o tempo acaba para o grupo de 19 alunos da zona leste da capital. Poucos dias antes, eles descobriram que haviam sido selecionados para realizar a prova do Pisa, a maior avaliação de estudantes do mundo.

“Não sei o que é. Quem faz? A ONU?”, perguntava Enzo di Gesu Gesteira, de 15 anos, no dia anterior. A dúvida é compartilhada por todos os alunos da sala. O Pisa é realizado a cada três anos desde o ano 2000, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Participam da prova cerca de 70 países, entre membros da entidade e convidados, como é o caso do Brasil.

A prova de 2018 começou a ser aplicada no País no começo do mês e vai até o dia 30. Serão 17.507 participantes, todos nascidos em 2002, de 623 escolas, a maioria pública. O jornal o Estado de São Paulo acompanhou os exames. Na capital, eles aconteceram no Colégio Penha de França, uma escola particular de classe média na Penha.

O Brasil participa desde a primeira edição e aparece sempre entre as dez últimas colocações dos rankings internacionais. Ao longo dos anos, a prova ganhou tamanha importância que seus resultados passaram a influenciar políticas públicas de educação no mundo todo. “Nunca ouvi falar”, completa o professor de História, da mesma escola, Caique Giardiello, de 26 anos.

A organização aqui é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

Fonte: R7


Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page