Dança dos tangarás, uma bela coreografia da natureza filmada pelo Terra da Gente
- ufteam
- 8 de dez. de 2017
- 1 min de leitura

Foto: G1
No Terra da Gente de sábado (09/12), os repórteres filmam em detalhes uma das mais belas coreografias da natureza: a dança dos tangarás. Depois de percorrer muitas trilhas em Poços de Caldas (MG), a equipe depara com o grande espetáculo. Vizinhas do Parque Nacional do Caparaó, bordadeiras se inspiram nas aves para produzir um artesanato que, aos poucos, rompe fronteiras no Brasil. No rio Nhamundá, entre o Pará e o Amazonas, a pescaria de tucunarés é feita em lagos pouco explorados. Na Hora do Rancho, a receita é de filhote na brasa. O jeito de preparar o peixe é especial
Depois de percorrer várias matas de Poços de Caldas (MG), a equipe do Terra da Gente registra um dos cortejos mais curiosos entre as aves do Brasil: a dança dos tangarás. Para conquistar a fêmea, os machos executam uma “coreografia” filmada em detalhes pelos repórteres.
A técnica tridimensioinal exigiu 3 anos de estudo das irmãs. (Foto: Marcio de Campos/TG)
Natureza bordada
No pequeno distrito de Patrimônio da Penha (ES), o repórter Paulo Augusto conhece um grupo de bordadeiras que se inspira nas aves do Parque Nacional do Caparaó para fazer artesanato. Foram três anos de estudo para desenvolver a técnica que hoje ultrapassa barreiras internacionais. Corrupião, tiê-sangue e algumas espécies raras, como o papagaio-de-peito-roxo, fazem parte da coleção.
Fonte: G1
Comments